terça-feira, 1 de setembro de 2015

Livro - Éter


    Registro dos jareditas, tirado das vinte e quatro placas encontradas pelo povo de Lími nos dias do rei Mosias.

CAPÍTULO 1
    Morôni resume os escritos de Éter—Declarada a genealogia de Éter—A língua dos jareditas não é confundida na Torre de Babel—O Senhor promete guiá-los a uma terra escolhida e fazer deles uma grande nação.

CAPÍTULO 2
    Os jareditas preparam-se para sua jornada a uma terra prometida—É uma terra escolhida, onde os homens deverão servir a Cristo; caso contrário serão varridos—O Senhor fala ao irmão de Jarede durante três horas—Os jareditas constroem barcos—O Senhor pede ao irmão de Jarede que sugira como iluminar os barcos.

CAPÍTULO 3
    O irmão de Jarede vê o dedo do Senhor tocar dezesseis pedras—Cristo mostra o corpo de seu espírito ao irmão de Jarede—Aqueles que têm um conhecimento perfeito não podem ser impedidos de transpor o véu—São providenciados intérpretes para trazer à luz o registro jaredita.

CAPÍTULO 4
    Morôni recebe ordem de selar os escritos do irmão de Jarede—Eles não serão revelados até que os homens tenham a mesma fé que o irmão de Jarede—Cristo ordena aos homens que creiam em suas palavras e nas de seus discípulos—Ordena aos homens que se arrependam, creiam no evangelho e sejam salvos.

CAPÍTULO 5
    Três testemunhas e a obra em si servirão de testemunho da veracidade do Livro de Mórmon.

CAPÍTULO 6
    Os barcos jareditas são conduzidos pelos ventos para a terra prometida—O povo louva ao Senhor por sua bondade—Oria é designado como seu rei—Morrem Jarede e seu irmão.

CAPÍTULO 7
    Oria reina em retidão—Em meio a usurpações e lutas, os reinos rivais de Sule e Coor são estabelecidos—Profetas condenam a iniqüidade e idolatria do povo, que então se arrepende.

CAPÍTULO 8
    Há luta e contenda pelo reino—Aquis estabelece uma combinação secreta, regida por juramento, para matar o rei—Combinações secretas são do diabo e resultam na destruição de nações—Gentios modernos são advertidos contra a combinação secreta que procurará destruir a liberdade de todas as terras, nações e países.

CAPÍTULO 9
    O reino passa de um para outro por descendência, intrigas e assassinatos—Êmer viu o Filho da Retidão—Muitos profetas clamam arrependimento—Fome e serpentes venenosas flagelam o povo.

CAPÍTULO 10
    Um rei sucede a outro—Alguns dos reis são justos, outros são iníquos—Quando a retidão prevalece, o povo é abençoado e o Senhor o faz prosperar.

CAPÍTULO 11
    Guerras, dissensões e iniqüidades dominam a vida jaredita—Profetas predizem a total destruição dos jareditas, a menos que se arrependam—O povo rejeita as palavras dos profetas.

CAPÍTULO 12
    O profeta Éter exorta o povo a crer em Deus—Morôni relata as maravilhas e prodígios feitos pela fé—A fé permitiu que o irmão de Jarede visse Cristo—O Senhor dá fraqueza aos homens para que sejam humildes—O irmão de Jarede moveu o Monte Zerim pela fé—Fé, esperança e caridade são essenciais à salvação—Morôni viu Jesus face a face.

CAPÍTULO 13
    Éter fala de uma Nova Jerusalém a ser construída na América pela semente de José—Ele profetiza, é expulso, escreve a história jaredita e prediz a destruição dos jareditas—A guerra assola toda a terra.

CAPÍTULO 14
    A iniqüidade do povo traz maldição sobre a terra—Coriântumr faz guerra contra Gileade, depois Libe e depois Siz—Sangue e carnificina cobrem a terra.

CAPÍTULO 15
    Milhões de jareditas são mortos em batalha—Siz e Coriântumr reúnem todo o povo para um combate mortal—O Espírito do Senhor cessa de lutar com eles—A nação jaredita é completamente destruída—Somente Coriântumr sobrevive.

0 comentários:

Postar um comentário